Tem uma postura correta?

O Sistema Postural é um sistema complexo, que envolve várias estruturas do nosso sistema nervoso central e periférico. Estas estruturas estão sempre em constante adaptação ao meio exterior. Por outras palavras, todo o nosso corpo é um sistema integrado e dinâmico.

Quando achamos que a nossa postura “está direita”, devemos ter a perceção de que o nosso “estar direito“ é diferente do “estar direito” de outra pessoa. Esta diferença relaciona-se com diversos estímulos, posturas e atividades que cada um adota e realiza no seu dia-a-dia. Por exemplo no trabalho podemos adotar algumas posturas menos corretas: algumas pessoas têm de permanecer por um longo período de tempo na mesma posição, seja sentadas ou de pé.

As nossas emoções também influenciam a forma como o nosso corpo se apresenta. Basta observarmos a postura de uma pessoa que se encontra triste. Por norma estará mais curvada ou fechada, com os ombros encolhidos e projetados para a frente. O mesmo se passa com uma pessoa que esteja stressada ou ansiosa, em que os ombros tendem a subir e a respiração torna-se mais superficial na grelha costal superior e aumenta de velocidade.

No desporto devemos perceber quais os movimentos utilizados na modalidade desportiva praticada. Existem modalidades que exigem sempre o mesmo movimento e são unilaterais, sendo assim criada uma descompensação postural ao nível da lateralidade (ex: ténis, golfe, entre outros).

O corpo humano foi criado para estar em movimento. Quando permanecemos parados por longos períodos de tempo, podem surgir alterações no tecido conjuntivo e alterações musculares e sintomas como: dores persistentes espasmos, dores de cabeça, tonturas, dormências, escolioses, alterações de cifoses e lordoses, entre outros.

Começa a surgir uma procura de consultas de fisioterapia direcionadas e especializadas na postura para o alívio de sintomas e um crescente interesse em consultas de avaliação postural – preventivas e personalizadas – com a finalidade de se perceber o que pode ser melhorado na postura da pessoa ao longo do dia, evitando o surgimento de dor e promovendo uma melhor qualidade de vida.

Após a avaliação personalizada, é aplicado o tratamento mais adequado, assim como disponibilizadas algumas técnicas posturais para a prática diária com a finalidade de realinhar o sistema postural. Algumas destas técnicas estão relacionadas com a ergonomia tanto em casa como no trabalho. Algumas estratégias simples como modificar a posição em que dormimos podem fazer a diferença. Por exemplo sabia que a posição considerada mais correta para dormir é a posição fetal? Nesta posição pode colocar uma almofada entre os joelhos para promover um alinhamento corporal.

Este e outros conselhos personalizados são fornecidos numa sessão de avaliação postural para que no dia-a-dia a pessoa possa ter uma movimentação mais correta do seu corpo, que com o tempo se tornará automática e inconsciente.

Joana Filipe – Cédula profissional nº C 045400075