relax

O objetivo geral deste programa é expandir os benefícios do relaxamento e da respiração adequada a situações práticas do quotidiano das crianças, como situações de confronto, oposição ou frustração, vivenciadas junto da família ou dos pares.

  • O treino de relaxamento traz inúmeros benefícios, tanto a nível físico como mental. Orienta a criança a abrandar a atividade motora e maximizar a eficácia da entrega a uma determinada tarefa que requer toda a sua atenção. Ensina o que fazer em momentos mais difíceis, perante tarefas exigentes que podem levar a estados de ansiedade, tensão, irritabilidade e impaciência. Através do relaxamento atinge-se a condição de pensar para agir em vez de reagir, ou seja, podemos escolher outras alternativas, comportamentos mais adaptados e menos agressivos. Assim, existe um controlo da impulsividade que passa pela ativação de mecanismos que decorrem de um maior auto-controlo, que fisicamente se traduz numa respiração mais branda que permite um melhor discernimento.
  • A promoção da consciência corporal relaciona-se com a atenção dada aos próprios movimentos e à relação do corpo e da sua posição no espaço. Ao incrementar a percepção corporal obtêm-se benefícios como sensação de conforto, aumento da capacidade circulatória, respiratória, aumento da capacidade de execução de movimentos, desenvolvimento de posturas mais corretas e atitudes que melhoram a qualidade de vida. Contribui ainda para uma melhoria na nossa interação com os outros, como consequência de conhecer melhor as nossas capacidades e os nossos limites.
  • O treino de respiração assenta no desenvolvimento da capacidade de efetuar respiração diafragmática, através de exercícios respiratórios. Permite adquirir um controlo adequado sobre a própria respiração, uma das estratégias mais eficazes para lidar com situações em que o nosso ritmo interno se altera, como o susto, o medo, situações de ansiedade ou angústia e situações de stress.