• 13 FEV 17
    Podoposturologia – a saúde começa nos seus pés

    Podoposturologia – a saúde começa nos seus pés

    Sabia que a posição dos pés influencia a sua saúde?

    Os pés fazem parte de um dos sistemas responsáveis pelo controlo da postura, é sobre a base de apoio fornecida pelos pés que são enviadas informações para o Sistema Nervoso Central que influenciam a regulação postural. Assim, uma má posição do pé e consequentemente uma distribuição do peso no pé pode prejudicar a sua postura e desencadear dor em diferentes partes do corpo como joelhos, anca e lombar.

    É com base nestes conhecimentos que surge a podoposturologia como método de correcção postural através do uso de palmilhas específicas para cada pessoa. A confecção das palmilhas passa por uma avaliação postural criteriosa onde se observa o equilíbrio do tónus entre as cadeias musculares e são valorizadas todas as alterações do alinhamento postural. Além da postura, também o apoio do pé é avaliado num podoscópio para que, de forma objectiva, seja possível determinar as diferenças na distribuição da carga no pé.

    A podoposturologia pressupõe um correcto estímulo no pé e contribui para uma boa integração postural. Assim, são colocados elementos no pé que vão estimular pontos específicos e vão activar o sistema postural, conduzindo a reacções no corpo que promovem ajustes e tornam a postura mais harmoniosa.

    O uso de palmilhas posturais está indicado para pessoas com problemas nos pés, como fasceíte plantar, esporão do calcâneo, pé cavo ou pé plano. No entanto, o uso destas palmilhas extrapola os problemas dos pés e está indicado para pessoas com dores nos joelhos, anca, lombar, entre outos. Após a avaliação e teste dos diferentes elementos as palmilhas são confeccionadas com as características específicas de cada pessoa. Este método oferece uma resposta específica para cada pessoa, considerando as suas características posturais, diferenciando-se pela capacidade de agir de forma individual e exclusiva.

    O tratamento é feito através de palmilhas proprioceptivas que são reavaliadas periodicamente para que sejam ajustadas e, assim, possam continuar a dar resposta às necessidades posturais e às alterações que são promovidas.

    Corrija a sua postura e reduza o número de lesões com a ajuda das palmilhas proprioceptivas.

    Inês Pereira

    Fisioterapeuta