Os livros na sociedade de hoje

Os livros na sociedade de hoje

Nos dias atuais, parece que os livros estão em desuso. Vivemos numa era em que as tecnologias se desenvolvem de uma forma alucinante, pelo que os hábitos de leitura têm sido substituídos pela televisão, computadores e mais recentemente, smartphones. A conexão permanente à internet possibilitou-nos um acesso constante à informação.

Contudo, os livros continuam a ter, indiscutivelmente, vantagens dificilmente conseguidas pelos meios tecnológicos, sobretudo para os mais pequenos. É importante que as nossas crianças cresçam rodeadas de livros que potenciem o seu crescimento e desenvolvimento.

Para que uma criança se habitue desde cedo aos livros é essencial que percebam de que forma é que estes podem ser divertidos. Existem livros para os mais pequenos, mesmo para os bebés, que apresentam uma série de estímulos, como música, cheiro, texturas e janelas escondidas que estimulam a curiosidade. Os livros são uma forma maravilhosa de interagir e de brincar. Para os mais crescidos existem livros jogos, em que os próprios leitores decidem os passos da personagem principal em diversas aventuras, que envolvem mundos e criaturas mágicas.

Para além de um veículo de transmissão de informação, os livros são também uma forma de deixar as crianças mais ágeis e desenvolverem a sua motricidade. Basta pensarmos nos movimentos finos que temos que executar para folhear as páginas.

Por vezes, a folhear páginas e a contarmos histórias aos mais pequenos conseguimos desbloquear aquela conversa difícil. Existem livros sobre os mais diversos temas, adequados a cada faixa etária: desde assuntos mais simples como ‘lavar os dentes’ até temas mais complexos que ajudam a compreender as ‘emoções’. E há sem dúvida livros que nos podem ajudar a perceber e a combater as emoções negativas, a desenvolver a consciência sobre nós próprios ou a aperfeiçoar a nossa profissão.

E claro que podemos fazer tudo isso através de um smartphone. No entanto, quantos de nós já tentaram ler sobre algum assunto, usando um dispositivo moderno, e de repente, já temos mais de 10 separadores abertos, porque uma ideia leva a outra, entretanto recebemos um email, a meio vamos dar uma voltinha nas redes sociais e, na realidade, a nossa mente acaba por não estar verdadeiramente focada em nada.

Mas para que os nossos filhos passem a ter hábitos de leitura, é fundamental darmos o exemplo e, de quando a quando, trocar um episódio da nossa série favorita, ou um scroll  nas redes sociais, por 10 ou 15 minutos de um bom livro.



Call Now Button