kinesio

O que é

O método Kinesio Taping é uma técnica terapêutica complementar que consiste na aplicação de bandas elásticas adesivas sobre a pele. Com origem no Japão, na década de 70, esta técnica requer uma aplicação especializada com recurso a material próprio, desenvolvido exclusivamente para o método.
As bandas, hipoalérgicas, comportam-se como uma segunda pele devido às suas propriedades específicas – peso, espessura, elasticidade, ventilação e termossensibilidade, permitindo uma adaptação mais natural e confortável.

Como funciona

O Método Kinesio Taping assenta no conceito de facilitação dos processos naturais de cura no organismo, fornecendo suporte aos tecidos, sem restringir o movimento normal das articulações.
As aplicações podem permanecer no organismo até quatro dias, caso não surjam sintomas indesejáveis e tendo em conta os objetivos. O risco de alergia ou efeitos adversos é mínimo, o que permite ao utente a continuação da sua vida diária sem restrições no que toca a tomar duche, tipos de indumentária ou outros cuidados especiais.

Quando utilizar

A aplicação de Kinesio Taping justifica-se em algumas condições e patologias, sempre como complemento e parte integrante de um plano de fisioterapia sólido e bem construído, que atenda às necessidades específicas do doente.

A utilização deste método terapêutico tem, como principais indicações, as seguintes:

• Redução da dor e inflamação
  • Reeducação postural e correção articular
  • Aumento das amplitudes articulares e melhoria dos padrões de movimento
  • Efeito de drenagem e facilitação da circulação
  • Melhoria do tecido cicatricial e do funcionamento das vísceras
  • Aumento da performance nas atividades e redução do risco de lesão