Massagem Infantil….Um Olhar sobre o Toque no Bebé

Massagem Infantil….Um Olhar sobre o Toque no Bebé

À nascença, o bebé vem dotado de capacidades que se vão desenvolvendo ao longo da vida: ele vê, ouve, cheira, sente e saboreia. Ao pensarmos nos cinco sentidos, damos grande importância à visão e à audição, mas por vezes esquecemo-nos de todos ou outros. O bebé quando nasce tem um sistema visual e auditivo ainda pouco preparado para o mundo exterior, apresentando, no entanto, os sistemas táctil, olfativo e gustativo preparados para a sobrevivência.

Se pensarmos, no desenvolvimento embrionário do bebé, o tato é o primeiro sentido a desenvolver-se mesmo antes da visão e da audição.

Com apenas 8 semanas, o feto começa a responder ao tato e a sua pele é estimulada de diversas formas.  

Entre a 8ª a 14ª semanas, quase toda a superfície do corpo é sensível ao toque, com exceção da região da cabeça que, estado mais envolvida no parto, só se torna sensível após o nascimento.

O Toque é mágico…

O Toque assume, assim, um papel muito importante no desenvolvimento do bebé. Os pais são incentivados a tocarem na barriga da mamã e a falarem com o seu bebé o que contribui positivamente para o desenvolvimento do sistema emocional do bebé.

Através do toque, os pais vão contribuindo para a criação de uma relação de forte vinculação, construindo sentimentos de prazer e de bem-estar.

A Massagem é uma forma de potenciar o toque, permitindo a proximidade entre pais e bebé e a construção de uma ligação entre ambos. Aprende-se a reconhecer o outro através do cheiro, olhar, toque e voz. É um momento único onde se potenciam e apuram todos os sentidos.

Os benefícios do Programa de Massagem Desenvolvimental no Bebé são tanto emocionais como físicos. A massagem no bebé é um momento único onde se potenciam e apuram todos os sentidos.

Destacam-se alguns dos benefícios da massagem:

  • Promove o estado de relaxamento e diminui os níveis de stress do Bebé
  • Promove o desenvolvimento emocional e as capacidades de aprendizagem do Bebé
  • Melhora e estimula a circulação sanguínea
  • Melhora os padrões de sono
  • Promove uma melhor digestão, estimulando o sistema digestivo, contribuindo na diminuição das cólicas e obstipação
  • Reforça o Sistema imunitário e respiratório
  • Intensifica o vínculo emocional entre pais-bebé.

Filipa Guerreiro

Psicomotricista,

Certificada no Programa “Development Baby Massage” por Peter Walker Responsável pelo Programa de Massagem Desenvolvimental no Bebé



Call Now Button