Fisioterapia respiratória em pediatria

Nesta edição, vai ser explicado, de uma forma breve, o que é a Fisioterapia Respiratória, mais especificamente em idade pediátrica, e em que situações pode ser benéfica.

A Fisioterapia Respiratória em pediatria consiste no tratamento de problemas respiratórios em bebés e crianças. Compreende um conjunto de técnicas manuais que têm como objetivo a mobilização e a drenagem de secreções, expelidas através da tosse, com melhorias significativas da sintomatologia. A acumulação de secreções compromete a função respiratória e o transporte de oxigénio, e consequentemente o bem-estar dos bebés e crianças.

Numa fase inicial, é feito um diagnóstico através da observação/inspeção da criança, recolha da história clínica e auscultação pulmonar. O diagnóstico é fundamental já que apesar dos múltiplos benefícios, nem todas as situações têm indicação para ser tratadas na Fisioterapia.

A Fisioterapia Respiratória é recomendada quando existem sintomas como a presença de obstrução nasal, tosse, expetoração, acumulação de secreções e dificuldade em libertá-las. Muitas vezes, também se observa a presença de febre, diminuição do apetite e recusa alimentar, prostração e alteração do sono.

Uma das patologias mais comuns na Fisioterapia Respiratória em pediatria é a bronquiolite, uma infeção respiratória causada por um vírus e que afeta as pequenas vias aéreas (bronquíolos), obstruindo-as. A bronquiolite é a doença respiratória mais comum em crianças com menos de dois anos.

O que os pais podem fazer? Em caso de obstrução e maior produção de expetoração, os pais podem desobstruir as vias aéreas através da lavagem nasal com soro fisiológico, reforçar a ingestão de água e repartir as refeições ao longo do dia, se a criança apresentar recusa ou dificuldade na alimentação. Para além disso, os pais devem estar atentos aos fatores ambientais que rodeiam a criança e que podem estar a irritar ou a causar infeções (fumo do tabaco, presença de animais em casa, humidade, etc).

Se o seu filho tem estes sintomas ou se tiver alguma dúvida, estamos disponíveis para o esclarecer.

Fisioterapeuta Teresa Carvalho

Cédula Profissional C-046171070