Enfermagem

Enfermagem

A nossa equipa de Enfermagem presta cuidados de saúde na clínica e, se necessário, ao domicílio. Os serviços disponibilizados incluem: administração de injetáveis e vacinas e tratamento de feridas.

Fisiatria

Fisiatria

A Fisiatria ou Medicina Física e Reabilitação é a especialidade médica responsável pela avaliação e tratamento de pessoas com limitação funcional. O Fisiatra tem competências nas áreas da ortopedia, medicina desportiva, neurologia, reumatologia, pediatria, cardiologia, pneumologia, entre outras. Procura olhar para a pessoa como um todo, de modo a promover a máxima função e autonomia possíveis.

Na Fisio S. Brás, o Fisiatra trabalha diretamente com os restantes profissionais com o objetivo de planear e implementar uma intervenção plena e adequada às necessidades específicas de cada indivíduo.

Fisioterapia

fisioterapia

O processo na Fisioterapia inicia-se com uma avaliação completa e detalhada do utente, que permitirá construir um plano de recuperação individualizado, fundamentado na evidência científica mais recente e na experiência dos nossos fisioterapeutas qualificados.

Sem limitações de tempo ou recursos, o bem-estar e rápida melhoria do utente são objetivos primordiais nos tratamentos.

Disponibilizamos ainda consultas especializadas:

Massagem de Relaxamento

massagem

A Massagem Relaxante consiste numa massagem profunda, que restabelece o

equilíbrio do corpo e da mente, aliviando dores musculares e promovendo uma sensação de bem-estar geral.

Os benefícios são vários: promove o equilíbrio físico e mental; liberta as tensões musculares e toxinas do organismo; relaxa o sistema nervoso; melhora o sistema circulatório; reduz o stress emocional; reorganiza energias; e facilita o processo de auto-cura.

Naturopatia

Naturopatia

Naturopatia ou medicina naturopata baseia-se no poder de cura da natureza, potenciando a capacidade intrínseca do organismo para se auto curar e restituir a sua imunidade. Os médicos naturopatas desenvolvem uma abordagem holística da pessoa, esforçando-se por encontrar a causa da doença a partir da compreensão do corpo, mente e espírito e pela integração de uma variedade de terapias e técnicas – como a nutrição, a mudança de comportamento, fitoterapia, homeopatia e acupuntura.

Nutrição Funcional

Nutrição-Funcional

Considerada a Nutrição do Século XXI, a Nutrição Funcional procura restabelecer o máximo potencial e bem-estar do organismo. Reconhece que os alimentos são capazes de modular as funções do nosso corpo, atuando no tratamento e, principalmente, na prevenção de doenças.

Nutrição Clássica X Nutrição Funcional: a nutrição funcional defende a individualidade bioquímica de cada pessoa, reconhecendo que o mesmo alimento pode ser benéfico para uns e intolerado por outros.

O objetivo é PARAR de contar calorias! A dieta define-se com alimentos específicos para:

-o maior aproveitamento de nutrientes

-prevenir doenças

-promover a saúde

Osteopatia

osteopatia

A Osteopatia utiliza a  terapia manual como forma de restabelecer o bem-estar físico, tendo por base a normalização da mobilidade articular. Permite:

  • normalizar a tensão entre os diferentes tecidos
  • melhorar a distribuição de peso nas articulações
  • Melhorar a mecânica das estruturas

Consequentemente facilita o movimento no dia-a-dia:

  • reduz/elimina as dores
  • melhora a postura
  • melhora funções viscerais

Psicologia

psicologia

A Psicologia é uma ciência que incide sobre os processos psicológicos dos indivíduos com o objetivo de compreender o funcionamento mental, comportamental e relacional. Paciente e terapeuta trabalham, em conjunto, no sentido de minimizar os obstáculos e as dificuldades, fomentando o desenvolvimento pessoal e uma vivência emocional mais equilibrada, estável e segura.

A consulta de Psicologia destina-se a todas as faixas etárias e concretiza-se na avaliação, tratamento e prevenção de certas situações ao nível da saúde mental e, no caso das crianças, do desenvolvimento infantil, sendo fundamental o acompanhamento das respetivas famílias.

Psicomotricidade

psicomotricidade

A Psicomotricidade é a área do conhecimento transdisciplinar que estuda o ser humano através do seu corpo em movimento, na relação entre as funções psíquicas e a motricidade. Baseada numa visão global do ser humano, a psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, sócio-emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, de forma a promover a intencionalidade do gesto. O foco da intervenção centra-se na promoção da capacidade do indivíduo agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo.

Terapia da Fala

terapia-da-fala

A Terapia da Fala é responsável por intervir na comunicação humana e perturbações relacionadas, bem como a mastigação e deglutição oral e faríngea. Assim, aborda patologias ao nível da fala, linguagem (oral, escrita e não verbal), voz, respiração, deglutição e motricidade oro-facial (incluindo, por ex., alterações ortodônticas e casos de roncopatia). Intervém ainda junto de profissionais no aprimoramento das suas capacidades de comunicação e voz.

A nossa equipa disponibiliza um serviço de qualidade e personalizado que poderá ser realizado em contexto clínico, domiciliar, educacional no caso de crianças ou por videoconferência.

Disponibilizamos ainda consultas especializadas de Terapia da Fala:

Terapia em Grupo

grupo-de-movimento-funcional

Classe de movimento funcional

A grande maioria da população reconhece que os fatores-chave para um envelhecimento saudável passam por uma boa alimentação e exercício físico mais de uma vez por semana.

Inspirados nas atividades do dia-a-dia criámos a Classe de Movimento Funcional. Aqui realizamos exercícios variados de flexibilidade, força, mobilidade, equilíbrio e coordenação que possam tornar o seu dia cada vez mais fácil e, assim, proporcionar-lhe mais liberdade de movimentos e mais energia. Adaptamos os exercícios à sua condição de saúde. O principal objetivo é que se sinta seguro/a e com confiança para dar este passo na melhoria da sua qualidade de vida.

Consulte o horário na receção

grupo---prevenção-quedas

Classe de prevenção de quedas

Com o envelhecimento ocorre perda de massa muscular, diminuição dos reflexos e redução da mobilidade. Acima dos 65 anos, 35 em cada 100 pessoas sofre 1 queda por ano. Consequências? Sequelas tanto físicas como emocionais, de caráter temporário ou permanente. E, principalmente, na qualidade de vida!

Numa abordagem terapêutica em grupo focada na consciencialização e treino físico, os objetivos propostos são: orientar idosos e familiares sobre o perigo das quedas e os fatores de risco associados; capacitar os idosos e cuidadores para a diminuição dos fatores comportamentais de risco de queda; e reduzir os fatores de risco intrínsecos, através de um programa de exercícios específico.

Destinatários: +50 anos, sem demência nem patologias neurológicas

Duração: 3 meses

Consulte o horário na receção

Terapia Ocupacional

Terapia-Ocupacional

As atividades que realizamos diariamente dependem, para a sua plena execução, de um conjunto de habilidades físicas, mentais e sociais. Por diversos motivos, estas podem alterar-se, limitando de forma significativa a funcionalidade da pessoa.

O Terapeuta Ocupacional avalia, trata e habilita o indivíduo através de técnicas terapêuticas baseadas em atividades do seu interesse, com o objetivo de prevenir a incapacidade e melhorar, manter ou adaptar as capacidades funcionais. Desta forma, ajuda a melhorar o desempenho das atividades da vida diária – como, por ex., alimentação e higiene pessoal, atividades de trabalho ou de lazer, de forma a proporcionar a melhor funcionalidade e qualidade de vida possíveis.

Reeducação Postural | Pilates

grupo---pilates

A reeducação postural é realizada através de técnicas do Pilates. Consiste num conjunto de exercícios realizados com poucas repetições, suaves e de baixo impacto, sendo aplicável tanto a pessoas em iniciação de exercício como a atletas profissionais.

Este método enraíza-se nas filosofias orientais e ocidentais, na fisioterapia, na dança e no yoga, visando o bem-estar físico e mental.

Destinatários: qualquer pessoa a partir dos 10 anos Duração: 1 hora

Horário: 2ª e 5ª Feiras 19h00 – 20h00 e 20h00 – 21h00

Material Necessário: Toalha

Consultas Especializadas

Consultas-Especializadas

Consulta da Gaguez

O seu filho gagueja há mais de 6 meses?

Apresenta esforço para falar?

Começou a gaguejar depois dos 4 anos de idade?

A gaguez é uma perturbação da fluência que pode surgir por volta dos 2-3 anos de idade. Nem sempre é transitória! Na consulta da Gaguez avaliam-se os sinais de risco e realiza-se um diagnóstico diferencial. O principal foco é iniciar a a intervenção o mais cedo possível, de forma a evitar consequências a nível pessoal, social e académico.

Responsável: Mónica Rocha, Terapeuta da Fala, especializada em Perturbações da Fluência (gaguez e taquifémia)

Consulta da Voz

A sua voz está diferente?

A voz é o seu principal instrumento de trabalho?

Quer melhorar a sua imagem quando fala?

Na consulta da Voz faz-se o acompanhamento clínico de patologias vocais; a preparação vocal fisiológica para profissionais da voz – por ex., cantores, professores, vendedores e políticos; e o aprimoramento de capacidades de comunicação para profissionais. Coordenamos a intervenção com o médico otorrinolaringologista, professor de canto, osteopata, fisioterapeuta e nutricionista, entre outros, de forma a potenciar as melhorias vocais.

Responsável: Ana Sancho, Terapeuta da Fala, especializada em Voz pelo Centro de Estudos da Voz de S. Paulo – Brasil

Disfunção Temporo-Mandibular, DTM

Tem estalos ao abrir/fechar a boca?

Sente dor ou fadiga muscular ao mastigar?

Tem dores na face, cabeça ou cervical?

Esta patologia caracteriza-se por um conjunto de alterações da oclusão dentária, da dinâmica cervical, mandibular e estruturas articulares e musculares envolventes.

Por ser uma patologia multifactorial é essencial a intervenção de uma equipa multidisciplinar para que a possamos avaliar e tratar eficazmente em todas as suas vertentes.

Responsável: Sofia Gaio, Fisioterapeuta, frequenta especialização em DTM

Drenagem Linfática

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem de leve pressão que estimula o sistema linfático. Promove a eliminação de líquidos e toxinas acumuladas, reduzindo edemas, melhorando a circulação sanguínea e diminuindo a sensação de “pernas cansadas”. Pode ser ainda necessária na recuperação de edemas pós-operatórios.

Responsável: Mariline Ferreira, Fisioterapeuta, com formação específica em drenagem linfática

Podoposturologia

É um processo de correção postural através do uso de palmilhas propriocetivas, concebidas de forma personalizada pela Fisioterapeuta.

Aplicam-se com os seguintes objetivos:

-reduzir ou eliminar dores

-distribuir adequadamente as cargas e pressões exercidas nos pés

-melhorar o equilíbrio muscular e articular

-prevenir desvios posturais e patologias

Responsável: Inês Pereira, Fisioterapeuta, especializada em Podoposturologia

Reabilitação Vestibular

Tem tontura ao rodar a cabeça?

Sente a visão “turva”?

Desequilibra-se ao andar ou até mesmo parado?

 

A vertigem e o desequilíbrio são dois dos motivos mais frequentes das entradas nas Urgências. Enquadram-se no que vulgarmente chamamos de Síndrome Vertiginoso e resultam de distúrbios do sistema vestibular, localizado no ouvido interno.

A Reabilitação Vestibular intervém para melhorar estes sintomas, através de:

– técnicas e manobras específicas

– não invasivas

– sem medicação

Responsável: Mariline Ferreira, Fisioterapeuta, especializada em Reabilitação Vestibular

Reeducação Postural Global, RPG

É uma técnica de Fisioterapia desenvolvida em França por Philippe Emmanuel Souchard, baseada em pesquisas em Biomecânica e Física. Consiste em ajustes posturais e estiramento do tecido muscular de forma a reorganizar os segmentos do corpo e reequilibrar a postura.

Responsável: Joana Filipe, Fisioterapeuta, especializada em RPG