Imagem-1-800x450

Consulta Online

Saúde Integrativa

O que é a Saúde Integrativa?

A Saúde Integrativa assenta num conceito em que a visão da saúde integra e interliga todas as disciplinas da saúde, com um mesmo objetivo de responder às necessidades mais profundas de um ser humano também ele, indivisível.

Busca pela causa

O objetivo primordial desta abordagem é encontrar e diagnosticar as reais causas da disfunção do indivíduo.

Numa realidade, em que os cuidados de saúde se focam cada vez mais no sintoma e nas consequências da doença, esta nova metodologia de saúde pretende quebrar com os dogmas integrados e olhar para o problema do indivíduo aprofundadamente, de forma a compreender a origem da patologia e dessa forma personalizar o tratamento nesse sentido.

Prevenir é o melhor remédio

O Estilo de Vida Preventivo é um dos ramos mais inovadores da Saúde Integrativa. Neste caso, o indivíduo não precisa de recorrer à consulta por motivos de doença ou patologia. Pode pura e simplesmente potenciar a sua saúde com os seguintes objetivos:

• Prevenir doença
  • Melhorar condições específicas de saúde
  • Estimular o seu Sistema Imunitário
  • Criar um estilo de vida saudável
  • Melhorar o seu potencial – energia, vivacidade e alegria.

Prática baseada na evidência

A Saúde Integrativa recorre à mais recente evidência científica nas seguintes áreas:

• Medicina
  • Biologia
  • Nutrição
  • Sono
  • Atividade Física
  • Psicologia

Em que consiste a consulta?

A consulta de Saúde Integrativa consiste numa entrevista inicial profunda e detalhada, por norma acompanhada de exames de diagnóstico (ex: análises clínicas). Depois de diagnosticado o problema é definida uma proposta de intervenção, na maioria das circunstâncias interligando diferentes áreas e diferentes profissionais da equipa.

Sendo a Saúde Integrativa uma área com abordagem não medicamentosa, um plano de intervenção nesta área implica sempre mudança.

Mudança essa, aplicada de forma acompanhada, gradual e adaptada às circunstâncias do indivíduo.

Sem esforço, com resultados rápidos.

Os campos de intervenção orbitam dentro das seguintes áreas:

• Psicologia 3ª Geração
  • Nutrição Funcional