Como envelhecer saudável?

Como envelhecer saudável?

As últimas décadas da nossa sociedade têm sido marcadas por um aumento significativo da população envelhecida. Portugal não é exceção, sendo que o número de pessoas com idade superior a 65 anos ronda atualmente os 2 milhões. Este é um dado positivo na medida em que significa que a esperança média de vida tem aumentado, em parte pela melhoria dos cuidados de saúde. No entanto, também quer dizer que temos maior presença de doenças associadas ao envelhecimento e a sua permanência durante mais tempo, o que requer novas respostas adaptadas a nível social, de saúde e de estilo de vida.

À medida que os trabalhos se tornam cada vez mais sedentários, obrigando-nos a permanecer sentados numa cadeira 8 horas por dia, e as pessoas tendem a fazer cada vez menos exercício, aumenta-se exponencialmente o risco de aparecimento de doenças como a obesidade ou a diabetes. Isso significa que temos um envelhecimento sem qualidade e com pouca saúde.

A grande maioria da população reconhece que os fatores-chave para um envelhecimento saudável passam por uma boa alimentação e exercício físico mais de uma vez por semana. Existem diversos benefícios identificados, como a prevenção e controlo de patologias degenerativas (ex.: diabetes e osteoporose) e doenças cardiovasculares.

Para além dos efeitos ao nível do bem-estar físico, podemos ainda indicar diversos efeitos a nível psicológico: melhoria do humor, pois quando exercita o corpo produz hormonas do bem-estar; aumento de energia, melhorando a resistência ao fim de algum tempo; anti-stress, uma vez que o exercício faz cair os níveis das hormonas do stress; e, claro, um poderoso aumento de auto-estima. Acaba por se sentir mais jovem, capaz, autónomo e com energia.

Em suma, se pretende ter uma vida saudável, seja mais ativo: faça exercício físico que vá de encontro às suas necessidades. Por ex., prefira ir a pé nas deslocações diárias, utilize as escadas em vez do elevador, passeie com o cão, ande de bicicleta ou realize qualquer outra atividade física que seja do seu agrado.

Enquanto Fisioterapeutas reconhecemos a importância de manter a mobilidade. Foi precisamente a pensar nestas necessidades que criámos a Classe de Movimento Funcional. Inspirados nas atividades do dia-a-dia, realizamos exercícios variados de flexibilidade, força, mobilidade, equilíbrio e coordenação que possam tornar o seu dia cada vez mais fácil e, assim, proporcionar-lhe mais liberdade de movimentos e mais energia. Adaptamos os exercícios à sua condição de saúde. O principal objetivo é que se sinta seguro/a e com confiança para dar este passo na melhoria da sua qualidade de vida. Venha experimentar gratuitamente uma aula connosco, todas as terças-feiras às 12h e sextas-feiras às 18:30h.

 

João Aguiar & Mariline Ferreira
Fisioterapeutas
responsáveis pela Classe de Movimento Funcional

Clínica Fisio S. Brás